Skip to content

Setembro Verde: prevenção ao câncer de intestino

Considerado o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo mais letal no mundo, o câncer de intestino (colorretal) é um tumor que acomete o intestino grosso (subdividido em cólon e reto).

Setembro Verde e o câncer colorretal

A campanha Setembro Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre as formas de prevenção do câncer de intestino, que pode ganhar muito mais força com simples mudanças de hábitos na rotina.

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal, quando detectado no início, é tratável e curável na maioria dos casos. Ele pode ser diagnosticado com uma colonoscopia e exame de fezes (para detectar vestígios de sangue). Normalmente, aparecem em forma de pólipos, que são lesões benignas na parede interna do intestino grosso. Esses pólipos podem vir a se tornar malignos, por isso, a remoção deles é o primeiro passo para o tratamento.

Fatores de risco

Assim como falamos anteriormente, o câncer colorretal tem ligação com hábitos e rotina. Porém, alguns outros fatores também influenciam em seu surgimento, como:
– Idade superior a 50 anos;
– Histórico familiar;
– Histórico pessoal de outros tipos de câncer;
– Obesidade;
– Sedentarismo;
– Doenças inflamatórias do intestino;
– Alcoolismo e tabagismo;
– Alto consumo de carnes vermelhas;
– Baixo consumo de frutas, verduras e legumes.

Sintomas e prevenção

Os sintomas do câncer de intestino podem variar de acordo com o tamanho e a localização do tumor. Os mais comuns são dor ou desconforto abdominal (cólicas e sensação de estufamento); fraqueza e/ou anemia; perda de peso; náuseas e vômitos; mudança na rotina intestinal (diarreia ou constipação); sangramento anal ou nas fezes; dor ao evacuar e sensação de que a evacuação nunca é completa; aumento do volume abdominal.

Os sintomas são mais facilmente observados nos casos avançados, por isso não é indicado esperar o surgimento deles para realizar os exames preventivos.
Eliminar fatores de risco, como alcoolismo, tabagismo, sedentarismo e manter uma dieta rica em vegetais frescos, cereais integrais e proteínas magras é a melhor forma de prevenir o câncer de intestino. Além disso, todas pessoas com mais de 50 anos devem realizar a prevenção do câncer de intestino.
Abrace você também a campanha Setembro Verde em todos os meses do ano. Cuide-se!
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato!

Related News

Atendimento Dra. Aline
Converse conosco.