Skip to content

Exames e Procedimentos

O que é?

endoscopia digestiva alta é um exame destinado ao diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno – porção inicial do intestino delgado.

É realizada por um médico especialista que, durante o exame, faz fotos dos segmentos do tubo digestivo e realiza biópsias, quando julga necessário.

É indicada nos casos de dor ou desconforto abdominal, dor no estômago, queimação, dificuldade ou dor para engolir, refluxo, regurgitação, vômitos persistentes, sangramentos, investigação de emagrecimento, anemia e etc.

Pessoas com história familiar ou fatores de risco para câncer de esôfago e estômago devem fazer o exame mesmo sem sintomas.


Como é realizada a endoscopia?

Com o paciente em jejum, a endoscopia é realizada sob sedação endovenosa, ou seja, o médico, irá injetar na veia um sedativo, para que não seja sentida a introdução do aparelho. O aparelho de endoscopia é um tubo flexível de fino calibre e que permite ao médico a realização de fotos, colheita de biópsias e remoção de pólipos quando necessário.


Quanto tempo demora o exame de endoscopia?

É rápido (entre 10 e 20 minutos) para ser realizado. Porém, após a realização, o paciente deve ficar em observação, até que acorde e se sinta bem para ser liberado para casa. Sempre é necessária a companhia de um adulto para a liberação do paciente.


Recomendações após a realização do exame de endoscopia:

Ingerir alimentos leves quando estiver bem acordado.

Não dirigir ou operar máquinas após a realização do exame. Neste dia o ideal é que o paciente fique em repouso até o dia seguinte.


Posso tomar minhas medicações habituais?

A maioria dos remédios pode ser utilizada normalmente, mas algumas podem interferir com o preparo do exame. Informe seu médico sobre os medicamentos que está tomando, especialmente AAS e similares, medicações para reumatismo, anticoagulantes, insulina, calmantes e antidepressivos. Também não esqueça de avisar sobre alergias e reações anteriores a medicamentos.

Fale conosco

Agenda, consultas ou dúvidas

Atendimento Dra. Aline
Converse conosco.