Skip to content

Esôfago de Barrett: quando o refluxo se torna crônico

Sensação de azia, regurgitação, desconforto para engolir ou até aquela tosse que não passa. São sintomas familiares para você? Muita gente demora para ir ao médico, mas é preciso ficar de olho, porque pode se tratar do refluxo gastroesofágico: quando há migração do ácido do estômago ou da bile para parte de cima do tórax, em direção ao esôfago.

Quando a doença do refluxo gastroesofágica (DRGE) é recorrente ou não é tratada adequadamente, pode acontecer o aparecimento do Esôfago de Barrett.

O que é Esôfago de Barrett?

O Esôfago de Barrett é uma condição na qual o revestimento (mucosa) do esôfago vai se adaptando ao processo inflamatório causado pelo refluxo ao longo de anos, tornando-se como o revestimento do intestino delgado.

É como a formação de um calo nos dedos quando usamos um sapato apertado: uma transformação adaptativa do nosso corpo em resposta a uma agressão – neste caso uma agressão ao revestimento interno do esôfago.

Quais os sintomas?

Agora que entendemos o que é o esôfago de Barret, precisamos alertar sobre seus sintomas que são idênticos aos dos pacientes com doença do refluxo gastroesofágico, mesmo se tratando de uma doença mais grave.

Entre os sintomas típicos da doença estão: pirose (azia), a queimação epigástrica (“na boca do estômago”) e retroesternal (no meio do tórax), eructações (arrotos), disfagia (desconforto para deglutir) e regurgitação (sensação de refluxo de alimentos).

E aqui chamamos a atenção para um fato muito importante: a doença do refluxo gastroesofágico, que antecede o quadro de esôfago de Barret, pode ser muito sintomática no início e com o passar dos anos, justamente por causa das alterações adaptativas do organismo, os sintomas podem praticamente desaparecer (mesmo com o processo inflamatório ativo e bem avançado!)

Por isso, ao sentir qualquer sintoma, é fundamental ir ao médico para um diagnóstico preciso.

Qual o tratamento?

Assim como o tratamento clínico da DRGE, o tratamento para o esôfago de Barrett é baseado na mudança do estilo e hábitos de vida. Através de uma dieta adequada e de medicamentos é possível controlar a secreção de ácido pelo estômago e manter adequado o esvaziamento gástrico

Se você tem ou já teve qualquer um dos sintomas descritos aqui, procure um médico especialista! Agende sua consulta aqui na Castilho Gastroenterologia Avançada.

Related News

Atendimento Dra. Aline
Converse conosco.