Skip to content

Alergia ou intolerância? Entenda de vez a diferença!

É muito comum, quando apresentamos ou nos deparamos com alguém com sintomas decorrentes da ingestão de lactose, logo pensar: deve ser alergia! Ou será intolerância? Esses dois termos acabam causando confusão, e há até quem acredite que são a mesma coisa. Porém, não são! Vamos entender de vez a diferença entre alergia à proteína do leite e intolerância à lactose? Continue comigo para saber mais!

Alergia x Intolerância: parecidas, mas não iguais!

Reações adversas aos alimentos podem ser divididas em dois grandes grupos: ALERGIAS e INTOLERÂNCIAS. Devido à similaridade de sintomas digestivos entre as duas e a melhora clínica após a retirada do leite e derivados, a alergia ao leite é comumente confundida com a intolerância à lactose.

Uma questão imunológica!

A principal diferença entre as duas condições é a questão imunológica e a forma como o organismo responde aos estímulos causados pelo consumo do leite.

• A alergia é uma resposta imunológica inapropriada caracterizada pela ativação de anticorpos (IgE) e que é induzida por PROTEÍNAS existentes nos alimentos. Neste caso, o nosso sistema imunológico identifica um alimento como um invasor ou agressor, e tenta neutralizá-lo. Esta resposta é imediata, e os sintomas podem surgir em segundos, minutos ou algumas horas.

A resposta do corpo vem na forma de sintomas como inchaço, coceira, tosse, falta de ar e diarreia.

• A Intolerância alimentar é uma reação não-imunológica aos alimentos e que pode ser causada por qualquer substância NÃO-PROTEICA (como a lactose) contida em um alimento, sendo muito mais comum que as alergias alimentares. Neste caso, nosso organismo sente dificuldade em lidar com algum alimento, mas não o vê como um inimigo. Simplesmente não nos damos bem! Os sinais desse estranhamento podem demorar algumas horas (ou dias), mas permanecem somente no aparelho digestivo e causam dor de barriga, diarreia, gases e enjoo.

O que fazer?

Agora que você já sabe a diferença entre os dois quadros, é importante saber como agir diante de cada um deles:

Alérgicos ao leite devem evitar a ingestão deste alimento e seus derivados, inclusive produtos sem lactose! Lembra que comentamos que o problema está na proteína do leite? A lactose é um carboidrato, o açúcar do leite, portanto, deixar de ingeri-la não resolverá o problema! A boa notícia é que a alergia ao leite costuma ceder após a primeira década de vida.

No caso da intolerância à lactose primária, pacientes podem tomar suplementos de lactase quando desejam ingerir leite e derivados ou simplesmente deixar de ingerir estes produtos. O mesmo ocorre com pessoas com intolerância secundária, mas estas geralmente se tornam novamente tolerantes quando o intestino doente cicatriza e a produção de lactase volta ao normal.

Caso você tenha se identificado com algum dos sintomas descritos, é fundamental conversar com um especialista para entender como proceder em ambos os casos. O consumo de leite traz problemas para ambas as complicações e somente o médico poderá fazer a devida avaliação! Precisando, conte conosco!

Related News

Atendimento Dra. Aline
Converse conosco.