Presentes, roupas novas, comida e bebida. A época de final de ano é sempre marcada pelos excessos, já que é a época das ceias, das confraternizações e das festas com comida e bebida liberadas.
Entretanto, precisamos alertar que os exageros à mesa tendem a desencadear alguns prejuízos à saúde, tanto físicos quanto emocionais, e se não houver um determinado cuidado podem representar sérios riscos a longo prazo.
Os excessos também favorecem o agravamento de doenças já existentes ou das que o indivíduo tem propensão, como cálculos renais, cálculo biliar e outras inflamações. Mesmo em períodos festivos, é importante manter o equilíbrio, o que também pode evitar uma possível disbiose, um desequilíbrio na microbiota intestinal, que pode ser causado por excesso de açúcares, gorduras e inclusive uso de medicamentos sem a indicação adequada.
Perigos dos exageros
Entre os principais danos causados à saúde pelo exagero e desequilíbrio alimentar estão as dores e distensões abdominais, náuseas, vômitos e diarreia; além da possibilidade de desencadear problemas como refluxo, gastrite, azia, pirose (sensação de queimação) e outros desconfortos.
Outro perigo está relacionado à demasia do uso do sal e à pouca hidratação. Temos que lembrar que em dezembro e janeiro vivemos o ápice do verão brasileiro, com temperaturas extremamente elevadas. Portanto, nesta época, o cuidado com a hidratação deve ser dobrado!
O elevado consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, por exemplo, pode causar uma série de problemas, que vão desde dores de cabeça até um possível aumento de pressão e retenção de líquidos. A recomendação é que se dê preferência a líquidos leves e com alto poder de hidratação como água, sucos naturais e água de coco.
Então como curtir as festas de final de ano sem prejudicar a saúde?
Primeiramente ressaltamos que não é necessário se privar de tudo: o importante é não exagerar. Evitar o abuso de alimentos gordurosos, incluir frutas e fibras nas refeições, manter o corpo hidratado e não abandonar as atividades físicas para manter o equilíbrio é uma boa pedida.
Para quem tem intolerâncias, alergias e sensibilidades, é importantíssimo manter a privação e o controle para evitar complicações.
Outras dicas valiosas são: iniciar com um prato de salada e legumes, colocar pequenas porções de carboidratos e escolher apenas um único tipo em vez de vários. Um sono reparador e hidratação também são relevantes para manter tanto as funções mentais quanto as fisiológicas funcionando bem.
Caso ocorra algum tipo de alteração ou desequilíbrio proveniente dos exageros alimentares, na maioria dos casos, a recuperação ocorre de forma natural, com consumo de fibras e alimentação saudável.
No entanto, há casos que demandam acompanhamento profissional, que pode incluir antibióticos para controle de bactérias patogênicas e probióticos para cultivar as bactérias boas que compõem a flora intestinal. Precisando, pode contar com a gente.
Curta o final do ano com responsabilidade e boas festas!