A obesidade, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo excessivo de gordura corporal, é um quadro crescente e preocupante em todo o mundo, se tornando um dos maiores problemas de saúde na população adulta, bem como entre crianças.
Isso porque a obesidade e o sobrepeso estão associados a diversos riscos à saúde e uma grande diminuição na expectativa de vida, levando ao aumento de várias doenças, principalmente as cardiovasculares, diabetes e cânceres além das doenças gastrointestinais.
Obesidade e as doenças gastrointestinais
Como visto, o sobrepeso e a obesidade são a porta de entrada para diversos problemas mais graves. Várias doenças gastrointestinais comuns em indivíduos com peso normal são 2 a 3 vezes mais comuns em indivíduos obesos, entre elas: doença hepática gordurosa, cirrose, câncer, doença do refluxo gastroesofágico, pancreatite aguda, cálculos biliares, esôfago de Barrett, entre outras.
Hábitos de vida mais saudáveis são a chave
Manter um peso saudável requer um equilíbrio das calorias consumidas em alimentos e bebidas com as calorias gastas por meio da atividade física e do metabolismo normal.
O desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e adoção de práticas regulares de atividade física são a grande chave para quem luta contra o sobrepeso, a obesidade e as doenças acarretadas por estes quadros.
Entretanto, sabemos que não é fácil. A luta contra a balança pode ser longa, sofrida e pesada. Isso porque a obesidade e sobrepeso não têm uma única causa e, portanto, também não têm uma única solução. É aí que um auxílio profissional pode fazer a diferença.
Balão intragástrico: aliado na luta contra a obesidade
Um dos diversos tratamentos disponíveis contra a obesidade e sobrepeso é o balão intragástrico. Esse dispositivo auxilia na sensação de saciedade e ajuda a diminuir a ingestão de alimentos.
De acordo com a AMB (Associação Médica Brasileira), a terapia com o balão é mais eficaz do que apenas a intervenção no estilo de vida do paciente. De maneira geral, ele é indicado para pessoas que estejam acima do peso, mas que não tenham peso ideal para recorrer a uma cirurgia bariátrica.
Quais as vantagens desse método?
Diversos aspectos constituem vantagens do uso do balão gástrico para o tratamento da obesidade e sobrepeso. O principal, sem dúvidas, diz respeito à perda de peso. Há, porém, alguns outros benefícios desse método que merecem destaque:
- facilidade para colocar e retirar o balão, dispensando cirurgia e internação hospitalar;
- uso transitório e completamente reversível;
- é repetível, ou seja, pode ser adotado mais de uma vez;
- tem bons resultados, com uma perda média de 20% – 30% do peso da pessoa;
- oferece baixo risco de complicação.
Além disso, o emagrecimento promovido pelo uso do balão gástrico auxilia no equilíbrio dos índices metabólicos, reduz ou previne doenças crônicas como hipertensão e diabetes e aumenta a qualidade de vida do paciente de maneira geral.
Se você está com sobrepeso e não teve sucesso com adoção de dieta equilibrada e prática de atividades físicas, vale a pena agendar uma consulta! Fale conosco!