Você já ouviu falar no Exame de Cápsula Endoscópica? Primeiramente, vamos entender melhor sobre este procedimento: ele consiste na ingestão de um comprimido com uma câmera dentro, é altamente indicado para avaliação do intestino fino (delgado) e pode ser solicitado em diversos casos. Saiba tudo sobre este exame a seguir!
O que é e como é realizado o exame
Como dito acima, a cápsula endoscópica é um dispositivo utilizado para a realização da enteroscopia por cápsula. Em outras palavras, trata-se de um exame em que o paciente engole uma microcâmera encapsulada e esse dispositivo registra imagens do tubo digestivo até o momento em que é eliminado.
A principal vantagem da cápsula endoscópica é a possibilidade de visualizar o intestino delgado, e outros segmentos do tubo digestivo dificilmente acessíveis pela endoscopia convencional ou pela colonoscopia.
Quais as indicações?
Por ser um excelente método de avaliação, a cápsula endoscópica é utilizada na investigação das doenças do intestino delgado impossíveis de serem avaliadas pelos métodos endoscópicos tradicionais. A melhor aplicação da cápsula endoscópica é no diagnóstico do sangramento digestivo de origem obscura. Existem também outras condições clínicas que acometem o intestino delgado que podem ser investigadas por este método, como:
– Anemia sem causa detectada anteriormente por outros exames;
– Sangue oculto nas fezes positivo;
– Doenças inflamatórias, como a Doença de Crohn
Quem pode realizar o exame?
O exame de cápsula endoscópica é, sem dúvida, um excelente método por oferecer principalmente conforto e segurança, além de exigir um preparo simples apenas com jejum e limpeza do intestino. Entretanto, o procedimento requer cuidados e, como qualquer outro, possui algumas contraindicações. Por isso, somente deverá ser realizado mediante indicação e solicitação de médico especialista!
A Castilho Gastroenterologia Avançada está à sua disposição para consulta e realização deste e de diversos outros procedimentos. Entre em contato para saber mais!