Mais um ano começou. Que tal entrar em 2023 com a saúde em dia? Em janeiro muitas pessoas aproveitam para dar aquela passadinha no médico e checar se está tudo ok. Nessa hora, é importante lembrar da saúde gastrointestinal também!
O check up gastrointestinal é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar.
A maioria das pessoas precisa realizar o check up a partir dos 50 anos de idade, porém, dependendo do histórico de câncer gastrointestinal em membros da família, esses exames devem ser realizados antes.
Quais exames devo fazer?
Como dissemos anteriormente, o check up gastrointestinal é uma avaliação de rotina. Portanto, exames e demais procedimentos necessários para complementar o diagnóstico vão depender desse primeiro contato com o médico, e é ele quem irá solicitá-los.
Em geral, os exames mais solicitados são a endoscopia, a colonoscopia e a ultrassonografia de abdome.
Os exames preventivos auxiliam na detecção e diagnóstico precoce das doenças gastrointestinais em uma fase inicial, facilitando muito o tratamento e aumentando imensamente a chance de resolução de uma possível doença.
Quando devo buscar ajuda?
Além desta verificação anual, é importante saber quando é necessário consultar seu gastroenterologista.
Responsável por cuidar de todo o aparelho digestivo, este especialista trata e previne doenças como gastrite, refluxo, intolerância à lactose, doenças inflamatórias intestinais e tantos outros distúrbios.
Alguns dos sinais que indicam que é hora de procurar o gastro são:
• Diarreia recorrente;
• Prisão de ventre;
• Má digestão;
• Enjoo e vômitos;
• Dores abdominais;
• Pele amarelada.
Além desses, vale lembrar que existem inúmeros distúrbios ‘silenciosos’, que sequer apresentam sintomas nos estágios iniciais. Portanto, visitar o gastro regularmente é fundamental para manter a saúde em dia e evitar complicações.
Agora que já conversamos, será que não está na hora de agendar sua consulta?