Skip to content

Doença Celíaca. Você conhece os sintomas?

A cada dia, encontramos mais opções nas prateleiras dos supermercados de produtos sem glúten. O que para alguns é uma questão de escolha, para outros, é uma necessidade! É o caso dos portadores da doença celíaca, ou intolerância ao glúten.

Ela trata-se de uma doença autoimune que afeta primariamente o trato gastrointestinal de indivíduos geneticamente predispostos. Os sintomas da doença celíaca são desencadeados justamente pela ingestão de alimentos contendo glúten, uma proteína de armazenamento do trigo, do centeio e da cevada.

Quando o portador da doença ingere glúten, seu sistema imunológico ataca a parte do seu intestino (intestino delgado) levando à incapacidade de absorver os nutrientes dos alimentos, diarreia e problemas nutricionais.

Como posso saber se tenho Doença Celíaca?

A forma clássica de apresentação da doença celíaca é caracterizada por fezes gordurosas, distensão abdominal, perda de peso e fadiga. Porém, o quadro clínico é bem variável e depende de fatores como idade, sensibilidade e quantidade de glúten ingerido; podendo causar também dor abdominal, náuseas, vômitos e flatulência excessiva.

Outra forma de manifestação da doença celíaca são sintomas extra- intestinais, e destes, a anemia é a mais frequente. Lesões de pele como psoríase, aftas, infertilidade, alterações endócrinas, neurológicas e hepáticas podem também estar presentes.

Diagnósticos e tratamentos

A doença celíaca é um problema que, se não for diagnosticado e tratado corretamente, pode causar sérios problemas. Por isso é indispensável que, ao menor sinal que algo não vai bem, o gastroenterologista seja consultado.

O único tratamento para a doença celíaca é uma dieta livre de glúten. Para a maioria das pessoas, essa dieta alivia os sintomas em algumas semanas e permite que o intestino cure e evita mais danos. É altamente recomendável uma consulta com nutricionista para formulação dessa dieta, afim de se manterem os nutrientes adequados e necessários ao organismo.

Vivendo com a Intolerância ao Glúten

Mesmo após o diagnóstico e início do tratamento, a avaliação constante do paciente pelo gastroenterologista é necessária para verificar a adesão à dieta, monitorar as complicações e os possíveis sinais de doença autoimune associada.

Uma vez sob controle, a doença celíaca deixa de ser um grande incômodo e o paciente adquire uma melhor qualidade de vida, livre dos sintomas indesejados causados pela condição.

Não deixe para amanhã a vida mais saudável e tranquila que você pode ter hoje. Fique atento aos sinais do seu corpo e, precisando, pode contar com a gente!

Ficou com alguma dúvida ou precisa realizar um agendamento? Fale conosco!

Related News

Atendimento Dra. Aline
Converse conosco.