Especialidades
A Gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado).
O gastroenterologista atua na prevenção, orientando aos seus pacientes os tipos de hábito de vida e alimentar que devem incorporar para a melhora da saúde gastrointestinal.
Para isso, analisa os hábitos de vida, exames, bem como o histórico familiar de doenças. A atuação desse especialista engloba doenças como: gastrite, úlcera, refluxo, hepatites, esteatose (gordura no fígado), colites (inflamação do intestino), pancreatite, esofagite e tumores na região.
Muitas vezes, são necessários endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia, entre outros, para a confirmação do diagnóstico.
A Coloproctologia é o estudo das doenças do intestino grosso, reto e ânus. Incluem-se nesse grupo:
– Tumores do intestino.
– Doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa)
– Diverticulite
– Doenças do ânus, como hemorróidas, fissura anal e fístula anal.
A Hepatologia é um ramo de medicina relacionado com o estudo, a prevenção, o diagnóstico e o controle das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar e a árvore biliar.
Dentre as recentes alternativas para o tratamento da obesidade, destaca-se o emprego do balão intragástrico. Apresenta, como grande vantagem, o fato de ser procedimento não cirúrgico, realizado em regime ambulatorial (não necessita internação hospitalar), sob sedação, sendo método pouco invasivo e de baixo risco no controle efetivo e transitório da obesidade.
Constitui uma prótese de silicone que é inserida no estômago através da endoscopia digestiva alta.
Preenchendo aproximadamente 50% da cavidade gástrica promove a diminuição do apetite e o aumento da saciedade, facilitando a perda de peso. O balão permanece no estômago por cerca de 6 meses, quando então é retirado, também por exame endoscópico.