Um suquinho de frutas é sempre uma boa pedida para hidratar, aliviar o calor e substituir os temidos refrigerantes, ricos em açúcar, não é mesmo? Depende!
As frutas são de fato alimentos muito saudáveis e ricos em diversas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Incluí-las na sua dieta de forma equilibrada traz inúmeros benefícios para a saúde! Entretanto, é preciso lembrar que as frutas também são ricas em um açúcar chamado frutose. Quando consumidas em forma de sucos, as frutas apresentam alta concentração e rápida absorção deste açúcar.
Sucos são os vilões?
Como dissemos anteriormente as frutas, quando consumidas em forma de sucos, são altas em frutose. Por isso a preferência pelo seu consumo in natura, na sua forma original.
Entretanto, antes de sair eliminando as frutas da sua dieta, saiba que a frutose mais prejudicial é aquela presente em refrigerantes industrializados, sucos artificiais de fruta, xarope de agave e mel. Adoçantes artificiais à base de frutose também estão na mira!
Quais os riscos da alta ingestão de frutose?
Agora que já entendemos o que é a frutose e onde ela se encontra, vamos entender seus impactos no nosso organismo. A frutose é processada de maneira diferente pelo corpo em comparação com outros açúcares, como a glicose. Enquanto a glicose é metabolizada em várias partes do corpo, a frutose é principalmente processada pelo fígado. Por isso, seu consumo excessivo pode sobrecarregar o órgão em questão, propiciando o acúmulo de gordura, uma condição conhecida como esteatose hepática.
Vale ressaltar que outros fatores, como a alimentação, o consumo de gordura saturada e a falta de atividade física, também desempenham um papel importante no desenvolvimento dessa condição.
Equilíbrio é a palavra!
Bem, nós entendemos que o consumo exagerado é prejudicial, porém não devemos cortar frutas e sucos de nossa dieta. O que fazer então? Equilíbrio é a palavra-chave! Para que a frutose não comprometa o metabolismo do seu fígado, é recomendado limitar o consumo de alimentos processados e bebidas açucaradas. Em vez disso, deve-se optar por uma dieta equilibrada, associada à prática regular de exercícios físicos e a manutenção de um peso saudável!
É importante saber que a esteatose hepática, ou seja, o acúmulo de gordura no fígado nem sempre dá sinais! Por isso, consulte sempre seu gastroenterologista para saber como anda sua saúde e como melhorar sua qualidade de vida!