Intolerância alimentar. Certamente você já ouviu falar ou conhece alguém com este problema. Ou até mesmo você pode estar sofrendo com esta condição, afinal, ela é consideravelmente comum! Vamos entender um pouco mais a respeito dela?
A intolerância alimentar é uma resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos: há uma dificuldade para quebrar e absorver alguns alimentos que ficam dentro do intestino. Com o envelhecimento, a digestão se torna mais lenta, já que o corpo diminui a produção de enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos.
Este excesso de substâncias no intestino resulta em desconfortos caracterizando o quadro de intolerância alimentar.
Intolerância alimentar e alergia alimentar: São a mesma coisa?
Diferente da alergia alimentar, que envolve o sistema imunológico em uma reação do organismo à ingestão de determinados alimentos, a intolerância alimentar nada tem a ver com nosso sistema imunológico: apenas com a dificuldade na quebra e absorção de alguns alimentos.
Quais os principais sinais de intolerância alimentar?
Os sinais da intolerância alimentar, normalmente, surgem pouco tempo depois de se ingerir um alimento para o qual o corpo tem maior dificuldade em fazer a digestão. Os sintomas mais comuns incluem: excesso de gases, dor abdominal, náuseas, dor de cabeça constante, cansaço excessivo, distensão abdominal entre outros.
Quais os alimentos mais comuns ligados às intolerâncias alimentares?
Os carboidratos, assim como o glúten, estão entre os alimentos mais relacionados às intolerâncias alimentares (conhecidos como FODMAPs).
Os alimentos que têm maiores chances de provocar sintomas fortes de intolerância incluem o leite, os ovos, o chocolate, o pão, o camarão e o tomate, mas muitos outros podem causar este tipo de sinais, variando muito de pessoa para pessoa.
Diagnóstico e Tratamento
Na maioria das vezes, o diagnóstico da intolerância alimentar é feito através da exclusão ou diminuição da ingestão de determinados alimentos. O teste do hidrogênio no ar expirado também é considerado uma importante ferramenta diagnóstica utilizada pelo gastroenterologista.
O melhor tratamento, após o diagnóstico, será definido pelo médico. A exclusão ou diminuição do consumo dos alimentos relacionados à sua intolerância poderá ser indicada. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessário o uso de suplementação de alguns nutrientes para suprir a falta de determinados alimentos.
Por isso, é sempre importante conversar com um Gastro antes de realizar qualquer alteração na sua dieta!
Fique atento aos sinais do seu corpo e, precisando, pode contar com a gente! Ficou com alguma dúvida ou precisa realizar um agendamento? Fale conosco!