Sabe aquela sensação de barriga ‘inchada’, como se fosse um balão? Se você já sentiu ou sente ela de vez em quando, saiba que, apesar de muito incômoda, esta não é uma condição que oferece riscos graves à saúde. Porém, é importante entender melhor o que causa a distensão abdominal e quais medidas tomar para evita-la. Vamos ver mais a respeito disso a seguir.
Distensão abdominal: o que é?
A distensão ou “inchaço” abdominal ocorre quando a região da barriga fica maior que o natural, causando extremo desconforto. Porém, nem sempre esse inchaço é sinônimo de sobrepeso ou obesidade. Muitas vezes, ele é somente o reflexo de uma série de maus hábitos e pode ser corrigido com algumas mudanças simples na rotina.
A distensão abdominal é um problema que afeta boa parte dos pacientes trazendo, além do desconforto, uma preocupação estética. Afinal, ninguém se sente bem com a barriga marcando a roupa.
O problema pode ter causas variadas e pode ser também o sintoma isolado de alguma patologia específica. Algumas causas comuns do “inchaço” abdominal são o cúmulo de líquido no abdômen, gases nos intestinos, síndrome do intestino irritável, doenças da tireoide, intolerância à lactose, obstrução intestinal parcial, intoxicação alimentar e até mesmo comer rápido demais já que, quando comemos, engolimos ar naturalmente e, ao comer rápido, isso pode acontecer com maior intensidade (aerofagia).
Principais sintomas e recomendações
Os sintomas podem variar de acordo com as possíveis causas. Alguns dos principais são:
- Dor e incômodos na região;
- Febre;
- Constipação intestinal ou diarreia;
- Náuseas ou vômitos;
- Perda de apetite;
- Problemas para evacuar;
- Fadiga;
- Hemorroidas.
É indispensável buscar por auxílio médico se o inchaço abdominal não desaparecer com rapidez e se a região estiver sensível ao toque.
Na consulta, liste todos os sintomas notados para o médico. Alergias alimentares também podem causar o inchaço, sendo assim, informe também o que foi consumido nas últimas horas.
Caso algum medicamento seja receitado, não interrompa o uso por conta própria, este fator pode causar problemas maiores. Em hipótese alguma tente realizar a automedicação. Como as causas do inchaço são variadas, não é qualquer medicação que pode resolver a questão.
Sendo assim, se você está apresentando os sintomas citados acima, procure um especialista. Precisando, pode contar com a gente!