Dor no estômago, queimação e desconforto: certamente você já sentiu algum ou todos esses sintomas e logo imaginou “humm, deve ser gastrite!”. Será? Vamos entender um pouco a respeito dessa condição neste texto e ver se é hora de procurar o gastroenterologista!
A gastrite é uma inflamação nas paredes do estômago, chamadas mucosa (revestimento interno) do estômago, o que quer dizer que o local está irritado e machucado. Ela pode ser de dois tipos principais: aguda (gastropatia) ou crônica.
A gastrite aguda
A gastropatia, conhecida popularmente como gastrite aguda, é caracterizada por seu início súbito e curta duração. Ela costuma estar associada, na maioria dos casos, ao uso de medicamentos (como anti-inflamatórios), infecções, excesso de consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, má alimentação ou períodos de estresse.
A gastrite crônica
Já a gastrite crônica pode durar meses ou anos, e tem como principal agente causador a infecção pela bactéria H. Pylori (encontrada nas fezes, na saliva e na placa nos dentes podendo ser transmitida de pessoa para pessoa).
Sinais de alerta: quando procurar ajuda?
Seja do tipo agudo ou crônico, a gastrite costuma apresentar sintomas bem característicos que podem variar de pessoa para a pessoa. Entre os mais comuns estão:
- Dor no estômago;
- Azia;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Perda de apetite;
- Sensação de má digestão ou estufamento após a alimentação.
A recomendação é que, ao levantar suspeitas sobre o quadro, o paciente busque ajuda médica para avaliar a existência da inflamação e garantir um tratamento adequado.
O diagnóstico da doença é realizado pelo médico especialista em gastroenterologia. O profissional geralmente baseia-se nas queixas do paciente e no exame físico e o tratamento irá variar de acordo com a causa da gastrite.
Caso haja suspeita de complicações ou persistência dos sintomas mesmo após tratamento adequado, um exame de endoscopia digestiva alta pode ser solicitado pelo gastroenterologista.
Se não tratada corretamente, a gastrite pode levar ao surgimento de doenças mais graves como úlceras e até mesmo câncer de estômago.
Por isso é importante estar atento aos sinais que seu corpo dá e, ao perceber que algo não vai bem, procurar ajuda especializada de um bom profissional em um ambiente apropriado, como aqui em nossa clínica!
Ficou com alguma dúvida ou precisa realizar um agendamento? Fale conosco!